1ª Etapa SP onroad; novas caras em primeiro lugar

Neste final de semana (03 e 04 de março) foi realizada a primeira etapa do campeonato paulista onroad 2012. No sábado a grande expectativa era a nova categoria 1:8 3T, porém a chuva impediu que a prova fosse sequer iniciada, mas com o pouco tempo de treino que foi possível ficou claro que as disputas serão extremamente equilibradas, com possibilidade de vitória para diversos pilotos e trocas de posições a todo momento.

No domingo o sol apareceu e não deu trégua, permitindo a realização da prova das categorias 1:10 sob forte calor.  Com pouco ou nenhum tempo para testes, os pilotos foram acertando seus carros nos treinos livres e tomadas de tempo, buscando o melhor acerto para as semifinais.

CATEGORIA SPORT

Na categoria Sport os pilotos Lissandro Hossoda e Fábio Urano disputaram o ponto extra da pole position utilizando o chassi (japonês) KM Racing H-K1, seguidos pelo menino Nikolas sempre muito rápido e Fábio Mencarelli também estreando seu chassi KM na cola dos líderes na 4ª colocação:

Pos
Piloto
Voltas
Tempo total
Chassi
Motor
1
Lissandro Hossoda
17
5:05.522
KM
Novarossi 353 SR
2
Fabio Urano
17
5:06.811
KM
Novarossi 353 SR
3
Nikolas Gaigalas
17
5:10.181
Serpent
Picco
4
Fabio Mencarelli
17
5:11.383
KM
Novarossi Flash 12 PT

As semifinais rolaram sem maiores surpresas, a única baixa dentre os pilotos mais rápidos foi Rodrigo Lopes que após uma boa tomada de tempo acabou ficando de fora da final. Fabio Mencarelli também teve um susto enquanto liderava a semifinal B, mas mesmo assim terminou em segundo lugar.  Lissandro dominou a semi de ponta a ponta e alinhou seu carro no primeiro lugar do grid.

A grande final começou relativamente tranquila. Lissandro e Nikolas pularam na ponta, Fabio Urano sofreu com alguns problemas e acabou ficando pra trás na disputa pela liderança. Mencarelli não fez uma boa largada e veio recuperando-se durante a prova e aproveitando-se de ser um dos poucos pilotos a abastecer com 5 minutos. Com metade da prova a disputa era de 1º e 2º entre Lissandro e Nikolas e 3º e 4º entre Bruno Sea e Mencarelli. O primeiro a abandonar a disputa é Nikolas após problemas na transmissão de seu carro e posteriormente problemas de motor. Com 21 minutos Lissandro acaba abandonando com uma quebra de motor entregando a liderança para Mencarelli. Após fazer a melhor volta da prova, “Menca” apenas administrou nos minutos finais para vencer pela primeira vez uma etapa de campeonato paulista!! Bruno Sea fechou em 2º na mesma volta e o gaúcho Guilherme Bastian garantiu um belo resultado em 3º lugar após rondas as primeiras posições durante toda a prova.

Resultado final:
1º lugar:
Fábio Mencarelli – KM Racing – Novarossi FLASH PT
2º lugar:
Bruno Sea – Shepherd – Max
3º lugar:
Guilherme Bastian – Xray – Novarossi FLASH PTS

CATEGORIA RACER

Na categoria Racer tivemos algumas caras novas estreando, e algumas figuras conhecidas deixando de participar para dar suporte a outros pilotos. Nas tomadas de tempo Demian estreou seu Shepherd e cravou a pole position. Guilherme Rodrigues e Sandro Martines com uma pilotagem constante conseguiram fechar a 18º volta e Gustavo Teixeira não conseguiu fechar os 5 minutos com um tempo que seria pole, mas teve de se contentar com o 4º lugar (até aquele momento…..).

Pos
Piloto
Voltas
Tempo total
Chassi
Motor
1
Demian Diniz
18
5:12.921
Shepherd
Max
2
Guilherme Rodrigues
18
5:15.046
Mugen
Novarossi Flash
3
Sandro Martines
18
5:16.408
KM
Novarossi 353SR
4
Gustavo Teixeira
17
4:53.199
Mugen
Novarossi Flash PT

As semifinais não reservaram surpresas, os pilotos mais rápidos classificaram-se para a final, apesar do drama para alguns. Na semifinal B Gustavo correu praticamente 100% do tempo apenas com a primeira marcha, beliscando a última vaga para a final. Na semi A Anderson e Sandro tiveram uma pane seca mas garantiram a vaga mesmo assim.

A final de 30 minutos começou com Demian pulando na frente e logo no início uma boa briga entre Henrique, Fabricio Zamperetti e Gustavo pelo 2º lugar. Fabrício abandona a prova após uma quebra de pulley e Henrique leva a pior em um contato com o piloto Rafael Alves, capotando e tendo o motor apagado, perdendo tempo para voltar a prova. O pelotão que seguia mais atrás andou embolado por um bom tempo, permitindo que os líderes se distanciassem. Quando tudo parecia definido o carro de Demian para na pista e até que os mecânicos trocassem uma vela queimada para que Demian voltasse a prova, já era tarde demais. Gustavo assumiu a liderança e Henrique já vinha em grande recuperação assumiu a segunda posição. Chung andando constante assumiu a terceira colocação mesmo com problemas no câmbio que roubava a potência de seu motor. O final de prova foi muito emocionante, Henrique voando baixo tirou a distância para Gustavo e na penúltima volta os 2 cruzaram a linha de chegada lado a lado, mas na última volta Gustavo tomou a ponta para subir ao primeiro lugar do pódio pela primeira vez!

Resultado final:
1º lugar: Gustavo Teixeira – Mugen – Novarossi FLASH PT
2º lugar: Henrique Winik – Capricorn – Novarossi FLASH PT
3º lugar: Chung Min Hsu – KM Racing – Novarossi 353 SR

Foi um belo início de temporada, com um grande resultado para o chassi KM Racing H-K1, com 1 pole position e 3 carros na final da Sport, 1º lugar na cat. Sport;  4 carros na final da cat. Racer e um 3º lugar na racer. Melhor ainda para os motores Novarossi, que sairam vitoriosos em ambas categorias e dominaram os pódios.

A próxima etapa será em abril na AARC, em Santo André, desta vez esperamos que sem chuva e finalmente com a estreia da categoria 1:8.

 

 

Esta entrada foi publicada em Notícias, Sem categoria e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *